quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que é Metonímia?


Metonímia

Leia o poema “A laçada”, de Oswald de Andrade.

“O Bento caiu como um touro
No terreiro
E o médico veio de Chevrolet
Trazendo o prognóstico
E toda a minha infância nos olhos”.

No terceiro verso, o eu lírico, em vez de empregar a palavra “carro” preferiu utilizar “Chevrolet”, mantendo entre elas uma relação de inter-dependência, já que “Chevrolet” é uma marca de carro. Temos assim a metonímia, uma figura que consiste em usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua, nesse caso, a substituição do produto pela marca.
Observe este outro exemplo de metonímia:
“Trabalhava ao piano, não só Chopin como ainda os estudos de Czerny”. (Murilo Mendes)
Nesse caso, uma relação de causa-efeito permitiu que o poeta usasse a palavra Chopin (compositor de uma partitura musical) para designar a própria partitura (a obra “causada” pelo autor).
A metonímia ocorre quando empregamos:
  1. O efeito pela causa ou vice-versa: “Conseguiu sucesso com determinação e suor” (trabalho).
  2. O nome do autor pela obra: “Ler Guimarães Rosa é um projeto desafiador” (a obra).
  3. O continente (o que está fora) pelo conteúdo (o que está dentro): “Bebeu só dois copos e já saiu cambaleando” (a bebida).
  4. O substantivo concreto pelo abstrato: “Tratava-se de um papo-cabeça” (intelectual).
  5. O abstrato pelo concreto: “Era difícil resistir aos encantos daquela doçura” (pessoa meiga, agradável).
  6. A marca pelo produto: “Comprei uma caixa de Gilette” (lâmina de barbear).
  7. O instrumento pela pessoa: “Quantos quilos ela come por dia?
    Quilos? Não sei, mas ela é boa de garfo” (o instrumento utilizado para comer). (Luiz Vilela)
  8. O lugar pelo produto: “Queria tomar um Porto fervido com maçãs” (o vinho).
  9. O sinal pela coisa significada: “O trono  inglês está abalado pelas recentes revelações sobre a família real” (o governo exercido pela monarquia).
  10. O singular pelo plural: “O brasileiro tenta encontrar uma saída para suportar a crise” (um indivíduo por todos).
  11. A parte pelo todo: “Enormes chaminés  dominam os bairros fabris da cidade inglesa”. (fábricas)
  12. A classe pelo indivíduo: “Depois desse episódio, não acredito mais no Juizado brasileiro” (os juízes).
  13. A matéria pelo objeto: “O jantar foi servido à base de porcelanas e cristais” (matéria de que é feito o objeto).

No cotidiano, a metonímia é também é muito empregada para orientar usuários em guias turísticos, terminais de transportes, ginásios esportivos, postos de gasolina e rodoviários, etc. Eles vêm em forma de criptogramas, imagens ou grupo de imagens que integram uma escrita sintética, resumida.
Uma peça publicitária em sua mensagem utiliza recursos estilísticos que reforçam a retórica. Na elaboração de um texto publicitário há a utilização de tropos convencionais e não convencionais, tropos são sinônimos de figura de linguagem.
Os tropos são utilizados para reforçar o apelo por um produto ou serviço, persuadir o público receptor e realçar a descrição do conteúdo publicitário. Entre os tropos clássicos (convencionais) destacamos o uso da metáforametonímia, sinédoque, lítotes e ironia.
A palavra metáfora significa transporte, é uma analogia implícita; a metonímia é quando se designa algo com o nome de outra coisa; sinédoque é uma inclusão de termo; lítotes é afirmar negando o contrário; ironia é o emprego de expressão com sentido oposto ao sentido próprio.
Na publicidade há também o uso de fórmulas fixas: citações, clichês, frases feitas e contrafeitas. Por exemplo: “Lugar de geladeira (mulher) é na cozinha”.
O trabalho de persuadir o destinatário da mensagem publicitária tem como objetivo transformá-lo em consumidor potencial. A publicidade realiza um jogo de sedução que utiliza a percepção humana, sob ligação com o produto em oferta.
texto publicitário  é uma das ferramentas no trabalho de persuasão e sedução, além da imagem, som, detalhes do produto, entre outras. A mensagem publicitária, dentro de um planejamento estratégico que visa adequar a melhor linguagem e o que a empresa necessita divulgar, organiza o que o produto quer oferecer, facilita a memorização, recupera e mantém a reputação de uma marca/empresa.

3 comentários:

  1. A Metonímia é então, a figura de palavra que consiste na substituição de um termo por outro, havendo entre ambos a relação de sentido.

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  2. A metonímia consiste em substituir a parte pelo todo,por exemplo,o autor pelo livro.

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  3. O mais legal é que copiou tudo da net

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