Metonímia
Leia o poema “A laçada”, de Oswald
de Andrade.
“O Bento caiu como um touro
No terreiro
E o médico veio de Chevrolet
Trazendo o prognóstico
E toda a minha infância nos olhos”.
No terreiro
E o médico veio de Chevrolet
Trazendo o prognóstico
E toda a minha infância nos olhos”.
No terceiro verso, o eu lírico,
em vez de empregar a palavra “carro” preferiu utilizar “Chevrolet”, mantendo
entre elas uma relação de inter-dependência, já que “Chevrolet” é uma marca de
carro. Temos assim a metonímia, uma figura que consiste em usar uma palavra no
lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua, nesse caso, a
substituição do produto pela marca.
Observe este outro exemplo de
metonímia:
“Trabalhava ao piano, não só Chopin como ainda os
estudos de Czerny”. (Murilo Mendes)
Nesse caso, uma relação de
causa-efeito permitiu que o poeta usasse a palavra Chopin (compositor de uma
partitura musical) para designar a própria partitura (a obra “causada” pelo
autor).
A metonímia ocorre quando
empregamos:
- O efeito pela causa ou vice-versa: “Conseguiu sucesso com determinação
e suor” (trabalho).
- O nome do autor pela obra: “Ler Guimarães Rosa é
um projeto desafiador” (a obra).
- O continente (o que está fora) pelo conteúdo (o que está
dentro): “Bebeu só dois copos e já saiu
cambaleando” (a bebida).
- O substantivo concreto pelo abstrato: “Tratava-se de um papo-cabeça”
(intelectual).
- O abstrato pelo concreto: “Era difícil resistir aos encantos
daquela doçura” (pessoa meiga, agradável).
- A marca pelo produto: “Comprei uma caixa de Gilette”
(lâmina de barbear).
- O instrumento pela pessoa: “Quantos quilos ela come por dia?
Quilos? Não sei, mas ela é boa de garfo” (o instrumento utilizado para comer). (Luiz Vilela) - O lugar pelo produto: “Queria tomar um Porto fervido
com maçãs” (o vinho).
- O sinal pela coisa significada: “O trono
inglês está abalado pelas recentes revelações sobre a família real” (o governo
exercido pela monarquia).
- O singular pelo plural: “O brasileiro tenta
encontrar uma saída para suportar a crise” (um indivíduo por todos).
- A parte pelo todo: “Enormes chaminés
dominam os bairros fabris da cidade inglesa”. (fábricas)
- A classe pelo indivíduo: “Depois desse episódio, não acredito
mais no Juizado brasileiro” (os juízes).
- A matéria pelo objeto: “O jantar foi servido à base de porcelanas e cristais”
(matéria de que é feito o objeto).
No cotidiano, a metonímia é
também é muito empregada para orientar usuários em guias turísticos, terminais
de transportes, ginásios esportivos, postos de gasolina e rodoviários, etc.
Eles vêm em forma de criptogramas, imagens ou grupo de imagens que integram uma
escrita sintética, resumida.
Uma peça publicitária em sua
mensagem utiliza recursos estilísticos que reforçam a retórica. Na elaboração
de um texto publicitário há a utilização de tropos convencionais e não
convencionais, tropos são sinônimos de figura de linguagem.
Os tropos são utilizados para
reforçar o apelo por um produto ou serviço,
persuadir o público receptor e realçar a descrição do conteúdo publicitário.
Entre os tropos clássicos (convencionais) destacamos o uso da metáfora, metonímia, sinédoque, lítotes e ironia.
A palavra metáfora significa
transporte, é uma analogia implícita; a metonímia é quando se designa algo com
o nome de outra coisa; sinédoque é uma inclusão de termo; lítotes é afirmar
negando o contrário; ironia é o emprego de expressão com sentido oposto ao
sentido próprio.
Na publicidade há também o uso de fórmulas fixas: citações, clichês, frases feitas
e contrafeitas. Por exemplo: “Lugar de geladeira (mulher) é na cozinha”.
O trabalho de persuadir o
destinatário da mensagem publicitária tem como objetivo transformá-lo em
consumidor potencial. A publicidade realiza um jogo de
sedução que utiliza a percepção humana, sob ligação com o produto em oferta.
O texto publicitário
é uma das ferramentas no trabalho de persuasão e sedução, além da imagem, som,
detalhes do produto, entre outras. A mensagem publicitária, dentro de um planejamento estratégico que visa adequar a melhor linguagem e o que a empresa
necessita divulgar, organiza o que o produto quer oferecer, facilita a
memorização, recupera e mantém a reputação de uma marca/empresa.
A Metonímia é então, a figura de palavra que consiste na substituição de um termo por outro, havendo entre ambos a relação de sentido.
ResponderExcluirA metonímia consiste em substituir a parte pelo todo,por exemplo,o autor pelo livro.
ResponderExcluirO mais legal é que copiou tudo da net
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